[RESENHA] Sherlock Holmes – O Signo dos Quatro (Arthur Conan)

DSC01335

Hey Sherlockians!

Então… Eu enfim eu tomei coragem e parei de ser uma mega poser de Sherlock e comecei a ler os livros desse amado detetive londrino. Eu já li Um Estudo em Vermelho (já fiz a resenha,mas ainda não postei) e terminei hoje O Signo dos Quatro. Dai eu fiquei naquele porém “Posto a resenha de O Signo dos Quatro mesmo sem ter postado a de Um Estudo em Vermelho mesmo?”. E resolvi postar assim mesmo, fora da ordem.

Mas a pergunta é : POR QUE EU AINDA NÃO POSTEI UM ESTUDO EM VERMELHO? Por um motivo muito besta e sem muita importância hahaha . É que eu queria tirar as fotos para a resenha no estilo bem Sherlock Holmes.Dai aqui na minha cidade, tem uma cabine telefônica ‘londrina’ na frente da Cultura Inglesa. A minha intenção é tirar as fotos para o post de Um Estudo em Vermelho lá, mas eu ainda não tive tempo de fazer isso.

Dai resolvi esperar e postar O Signo dos Quatro logo. Pronto! Vamos lá!

DSC01329

SINOPSE

Uma vez por ano, a senhorita Mary Morstan recebe pelo correio uma pérola, sem qualquer menção quanto a quem seria o remetente. Quando seu misterioso admirador pede um encontro, Sherlock Holmes e Dr. Watson começam a trabalhar no caso. Uma morte terrível e o desaparecimento de um tesouro levam a uma caçada pelas ruas escuras de Londres e pelas margens do rio Tâmisa. Os personagens deste grande romance de mistério incluem os mal-aventurados gêmeos Sholto e o homem da perna de pau, que povoam cenários na Inglaterra vitoriana – mais sombria do que em qualquer outra história de Sherlock Holmes.

CITAÇÃO FAVORITA

Quantas vezes lhe disse que, quando eliminar o impossível,o que restar,por improvável que seja, deve ser a verdade? – Sherlock (Pág.58)

Ele pegou o violino num canto e, enquanto eu me espreguiçava, começou a tocar uma ária baixa, sonhadora, melodiosa, composta por ele próprio,sem dúvida , pois tinha um talento notável para a improvisação. Tenho uma vaga lembrança de suas mãos finas, do seu rosto grave e do vaivém do seu arco.Daí pareci flutuar tranquilamente sobre um suave mar de sons […] – Watson (Pág.89)

COMENTÁRIO

DSC01325

A continuação do primeiro romance protagonizado por Holmes e Watson já conta a presença da senhora Mary Morstan (não vou citar nada que indique a futura participação dessa personagem,por que muita gente ainda não leu ou não conhece a história,mas ele continuará a aparecer nos livros) , e é por meio dela que chegamos a conhecer o grande mistério que leva o livro.

Tudo gira em torno de um primeiro fato muito curioso : em uma certa data do ano,a senhorita Morstan recebe uma perola e isso aconteceu todos os anos durante 6 anos (ficou meio redundante ,mas deixa pra lá haha). Isso pode estar ligado a morte de seu pai, e ela procura o elementar Sherlock Holmes para cuidar do caso.

Com o passar do livro o mistério começa a ganhar novos detalhes, como o fato de Holmes ter uma pista com o nome Signo dos Quatro, ligada ao crime. O que seria isso?

Além desses enigmas, logo a narrativa ganha mais um mistério : Sholto é encontrado morto em seu quarto. O tesouro que ele havia descoberto, que tem ligação com Mary Morstan, some.

DSC01331

A narrativa é muito gostosa, mesmo tendo sido escrita no século XIX. Algo que eu gostei muito e que normalmente não está presente nos livros que eu costumo ler ,é o fato de ter algumas gravuras. Deixa o livro mais dinâmico e leve.

DSC01336

Sobre os personagens, a única coisa que tenho a falar é : ELES SÃO PERFEITOS! Amo o tanto o Sherlock como o Watson , além de que nesse livro nós já podemos ver uma relação mais ‘achegada’ dos dois.

DSC01333

Pra resumir a conversa : Super recomendo!

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Editora: Ática Páginas: 158 ISBN: 9788525424716 Comprar: Saraiva Escritor : Arthur Conan D.

1.0 NOTA 5

 

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook ✽ Twitter ✽Tumblr  ✽Pinterest  ✽Ask  ✽Skoob

2 comentários em “[RESENHA] Sherlock Holmes – O Signo dos Quatro (Arthur Conan)

Deixe um comentário

