[RESENHA] Fique Onde Está e então Corra (John Boyne)

DSC01408

Vocês devem lembrar que semana passada (no domingo,na verdade) eu fui a uma encontro de fãs de A Seleção,da editora Seguinte,no Manaíra Shopping. Dentre os brindes do evento, eu consegui ganhar o livro ‘Fique Onde Está e Então Corra’ , do John Boyne (mesmo escritor de O Menino do Pijama Listrado) , que é a nova aposta da Seguinte para esse semestre.O livro foi lançado em junho/2014 , e logo ganhou uma boa fama entre os amantes de leitura.

Consegui terminar ele em três dias,por que o livro é muito,muito bom! É o tipo de livro que prende o leitor do começo ao fim,além de ser muito emocionante.

Então,vamos a resenha!

DSC01415

SINOPSE

 Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados – enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

CITAÇÃO FAVORITA

Ele tinha feito pela melhor razão do mundo.Por amor.(Pág.219)

COMENTÁRIO

Posso dizer que entrou para lista dos meus livros favoritos (se não se tornar O favorito).A história trás a vida de Alfie, um garoto que no dia em que completa cinco anos, vê tudo ao seu redor começar a mudar. No momento nada fazia muito sentindo,mas depois Alfie descobri que toda a agitação deve-se ao inicio da primeira Guerra Mundial.

Assim, não demora muito para que o garoto veja o pai se alistando e deixando a família sozinha. Durante os primeiros dois anos George, o pai de Alfie, manda notícias semanalmente, dizendo que tudo está bem e que a guerra irá terminar antes do Natal.

DSC01411

Mas o tempo passa. Após dois anos, Alfie não tem mais notícias do pai,que misteriosamente para de mandar as cartas. A guerra,que iria terminar antes do Natal,se prolonga por quatro anos.

“Sempre vai acabar até o Natal […] Só não disseram qual Natal.”

Vendo a dificuldade que é viver em meio a guerra, Alfie decide começar a ajudar a mãe, trabalhando como engraxate.Lógico, sem ela saber. Parte do dinheiro que o menino consegue vai para a carteira da mãe,sem que ela perceba, e a outra parte fica guardada,caso um dia ele precise do dinheiro.

Passa-se um ano dessa difícil rotina,quando Alfie em um dos seus dias de trabalho recebe uma pista de onde seu pai estaria. É nesse momento, que a trama começa a mudar e vemos o garoto,de apenas nove anos, juntando todas as forças que tem para descobrir se a pista é verdadeira e assim consegui trazer seu pai de volta pra casa.

DSC01412

A história toda é muito emocionante, e o fato do John trazer um acontecimento verídico para trama deixa tudo mais real e tocante. Outro ponto que faz com que o leitor se apaixone pelo personagem é o fato de Alfie ser um menino divido entre a ingenuidade e a esperteza. Ele entende as coisas muito rapidamente, mas logo vemos uma cena em que ele mostra a ingenuidade e inocência de criança. É apaixonante.

“Um amigo de Alfie conhecia alguém cujo o primo tinha uma vizinha com quem isso tinha acontecido,portanto era verdade, não havia a menor dúvida”

“Sim,ele disse que não posso até ficar velho!” “Então não” “Mas amanhã vou ser mais velho do que era ontem!”.

Pra resumir o papo, eu super recomendo essa novidade da Seguinte!

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Editora: Seguinte Páginas: 224 ISBN: 8565765407 Comprar: CULTURA Escritor : John Boyne

1.0 NOTA 5

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook ✽ Twitter ✽Tumblr  ✽Pinterest  ✽Ask  ✽Skoob

Anúncios

3 comentários em “[RESENHA] Fique Onde Está e então Corra (John Boyne)

  1. É o primeiro livro que li de Boyne e tenha certeza que ele me surpreendeu. Superou minhas expectativas.
    Adorei o personagem Alfie, sua forma de ver e encarar a vida. Assim como todos os outros personagens eu achei bem construídos. Alfie é um garoto que já passou por muita coisa difícil na vida, mesmo sendo tão novo.
    O livro eu achei emocionante demais.

    M&N
    | Desbrava(dores)
    de livros
    – Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para
    escolher e 2 ganhadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s