[RESENHA] Alucinado Som de Tuba (Frei Betto)

RESENHA DE LIVRO NACIONAL! EBAAA!

Fico muito feliz quando  o livro que venho resenhar é de algum autor nacional, por que eu tenho um meta de ler mais livros nacionais.

Quem acompanha o blog deve lembrar que eu falei sobre um ‘projeto’ de leitura que a minha sala tem com o professor de português. Bem, ele emprestou vários livros pra sala (por que ele é legal e não é igual a mim,que morro pra emprestar meus livros ao meu irmão) e dentre eles estava Alucinado Som de Tuba,do Frei Betto. Achei a história legal e resolvi ler, então…

1. O livro é muito bom;

2. A história é linda;

3.  Foi um dos livros que eu mais me ‘revoltei’ quando terminei.

SINOPSE

Nemo, um garoto negro de 11 anos, se perde da família quando todos são despejados do barraco onde viviam. Ele sai à procura dos pais, mas se vê sozinho e discriminado no labirinto da metrópole paulistana, onde passa por diversas dificuldades na luta pela sobrevivência. Perdido, acaba sendo acolhido por um grupo de meninos de rua. Nemo vivencia momentos de miséria e violência – começa a usar drogas, participa de roubos e sente a dor de perder um grande amigo. Mas, em meio a tantos obstáculos, ele conhece Alice, uma menina rica e de família influente, disposta a ajudá-lo a encontrar a família e com quem ele descobre o significado do amor e da solidariedade.

CITAÇÃO FAVORITA

Fui preso sem ter cometido nenhum crime e, agora, ia virar foragido sem nunca ter tido motivos para fugir da Justiça.

DSC01543

COMENTÁRIO

É um dos livros que denuncia uma realidade do mundo : pessoas que não tem onde viver,e acabam recorrendo ao furto pra sobreviver.

Nas primeira páginas do livro nós conhecemos Nemo,o personagem principal do livro. Logo o leitor vê a vida do menino virar de ponta cabeça de um dia pro outro : o barraco que ele morava é destruído e o pai dele é preso, com a alegação de que aquela terra não pertence a família de Nemo.

Ela dava um boi para não entrar na briga e uma boiada para não sair.O pai era diferente. Dava uma boiada para não entrar e todos os bezerros pra continuar de fora.

O menino logo se vê preso também, mas logo foge da prisão e conhece o mundo daqueles que tem as ruas como casa. Depois disso, o maior objetivo de Nemo é sobreviver para conseguir encontrar seu pai. Porém, até que ele descubra um paradeiro do pai, passa por muitas coisas ruins e muita dificuldade.

Pra resumir a conversa: a história é muito bonita e emocionante. Porém, foi um dos livros que quando eu terminei,voltei uma página e falei “Pera,ta faltando página aqui.NÃO PODE TERMINAR ASSIM!”. Sim,fiquei um pouco revoltada com o final,mas vou deixar vocês tirarem as próprias conclusões.

De qualquer forma , recomendo fortemente a leitura desse livro.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Editora: ATICA EDITORA Páginas: 120 ISBN: 8508105371 Comprar: CULTURA Escritor : Frei Betto

1.0 NOTA 5

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook ✽ Twitter ✽Tumblr  ✽Pinterest  ✽Ask  ✽Skoob

Deixe um comentário

