[RESENHA] Vol 1º Desventuras em Série : Mau Começo

11321_gg

Hey!

Então,meu ‘projeto’ de postar duas vezes por semana começa hoje. Não estipulei um dia , por que vou acabar não conseguindo e sempre começando o post com “Desculpa o atraso,culpa do IF!”.

Vamos aos fatos. Faz um bom tempo que não faço resenha e os livros foram acumulando. Então, resolvi voltar ativa fazendo a resenha do primeiro volume de uma série que estou completamente louca : Desventuras em Série – Mau Começo. São 13 livros escritos pelo Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) totalmente fantásticos.

SINOPSE

‘Mau começo’ é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: ‘Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere’.

CRÍTICA

Por que essa série se tornou tão amada por mim? Bem, os livros fogem (e muito) do clichê do felizes para sempre e que tudo vai dar certo no final para uma história onde nós sabemos que tudo vai dar errado na vida de três crianças,começando pelo fato de que bem no começo do primeiro livro elas perdem os pais em um incêndio que leva tudo que tinham.

Não gosto de tragédias,nem de ver os personagens sofrendo,mas se torna interessante e curioso ver como os irmãos Baudelaire lidam com cada situação em que o conde Olaf, que se torna o tutor das crianças no primeiro livro, aparece.

De uma forma bem geral, o primeiro livro começa com a morte dos pais dos Baudelaire. Como órfãos,são levados para serem criados pelo parente mais próximo (na verdade não tão próximo) conde Olaf, um ator magro e alto com a tatuagem de um olho no pé. Não demora muito até que Olaf deixe claro a suas intenções e se torne o pior inimigo dos Baudelaire.

Algumas características do livro o tornam bem peculiar, como o fato de Lemony aparecer contando a história. Em várias partes ele aparece dizendo que estava escrevendo mais teve de parar para fazer algo e dai pede desculpa ao leitor pela demora.

Outro ponto é que vez por outra Lemony diz ao leitor que se ele gosta de livros com finais felizes,pode parar de ler naquele momento e nunca mais voltar a ler sobre os Baudelaire. Isso acaba deixando o leitor ainda mais animado a continuar a história, pois desperta a curiosidade do que pode acontecer com Violet,Klaus e Sunny a cada página do livro.

“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos.”

E um último ponto que as vezes se torna bem engraçado, é o fato de Lemony ‘traduzir’ as falas de Sunny.

Por exemplo, nessa manhã ela disse ‘Gá!’ muitas e muitas vezes, o que provavelmente era para se entender como: ‘Vejam só essa figura misteriosa surgindo do nevoeiro!’.

O livro é fantástico e recomendo fortemente a todos. Estou terminando o terceiro volume da série e não tive nenhuma decepção (o que normalmente acontece quando eu leio uma série de livros). Vale dizer que existe uma adaptação dos primeiros três livros para o cinema. Eu vi parte do filme, mas da parte que eu vi muita coisa da história foi desconsiderada,o que eu já esperava, já que normalmente os filmes não são muito fieis aos livros, e principalmente quando você faz uma adaptação de três livros em um filme só.

Assim, mesmo aqueles que já assistiram o filme e pretendem ler a série, recomendo que comecem do primeiro livro. 🙂

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Editora: Companhia das Letras Páginas: 152 ISBN: 8535900942 Comprar: Buscapé Escritor : Lemony Snicket

1.0 NOTA 5

É isso galera! Um abração e fui!

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook ✽ Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest  ✽ Skoob

Anúncios

2 comentários em “[RESENHA] Vol 1º Desventuras em Série : Mau Começo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s