[RESENHA] As Aventuras de Sherlock Holmes por Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes ❤

Dentre os livros que tinha atrasado a resenha,estavam dois do querido Arthur Conan Doyle: As Aventuras de Sherlock Holmes e As Memórias de Sherlock Holmes. Hoje, o escolhido (pela ordem cronologia) foi As Aventuras de Sherlock Holmes,livro composto por 12 contos escritos e narrados pelo médico mais amado do mundo : Dr. John Hamish Watson.

Para quem já leu algum livro do Sherlock está acostumado com o jeito excêntrico do detetive, e suas formas mais que inteligentes de descobrir a solução para os casos. Porém,se você está lendo essa resenha e nunca leu nenhum livro do detetive londrino, é bom dizer que a característica que marca o personagem é a dedução.

Edição linda da Zahar ❤

Por meio de sua extrema observação de tudo, Holmes consegue deduzir de onde você veio,com quem estava,no que trabalha … Enfim,por meio dessa ‘qualidade’ ele consegue desvendar os mistérios envolvidos em cada uma de suas muitas histórias.

“Você vê, mas não observa. A distinção é clara. Por exemplo, você viu muitas vezes os degraus que trazem do vestíbulo a esta sala.”

“Muitas.”

“Quantas?”

“Ora, algumas centenas de vezes.”

“Então quantos degraus são?”

“Quantos? Não sei.”

“É claro! Você não observou. Apesar de ter visto. Este é o xis da questão. Pois bem, eu sei que há dezessete degraus porque tanto vi quanto observei. A propósito, já que se interessa por esses probleminhas, e já que teve a gentileza de ser o cronista de uma ou duas de minhas insignificantes experiências, talvez se interesse por isto.”

– pág. 11.

O primeiro dos contos a nos mostrar isso é o Escândalo da Boêmia , história em que conhecemos Irene Adler. Vale dizer que esse é o único conto em que a personagem aparece (mesmo que seja mencionada em outros contos). Mesmo assim, pela sua genialidade e capacidade de mexer com a cabeça de Holmes, Irene se tornou uma das personagens mais conhecidas pelos fãs de Sherlock Holmes.

Nesse conto vemos a história do Rei da Boêmia, que quando jovem teve uma aventura amorosa com a já mencionada Irene Adler. Após cinco anos do termino do relacionamento e prestes a se casar com a filha do Rei da Escandinava, seu passado volta para atormenta-lo. Irene Adler possui uma foto que comprova que o Rei e ela tiveram um relacionamento, e ela pretende usa-la para arruinar o casamento dele. E é nesse ponto que o nosso detetive amado aparece.

O Rei,desesperado,vai a procura de Sherlock por acreditar que sua capacidade dedutiva possa ajuda-lo a evitar um escândalo. O que Holmes até então não sabia era que iria se deparar com uma mulher inteligente,astuta e muito determinada. Foi exatamente por isso que Irene Adler ganhou o título de A Mulher.

OBS: A Editora Zahar disponibilizou 13 páginas do primeiro conto aqui.

Além de podemos conhecer Adler,As Aventuras de Sherlock Holmes também trazem contos muito conhecidos como A Liga das Cabeças Vermelhas,O Homem da Boca Torta e As Faias Acobreadas. 

Em todo o livro podemos nos deparar com momentos que Sherlock usa um disfarces para conseguir executar seus planos.Um dos mais engraçados é quando ele se veste de um mendigo para conseguir informações,mostrando que o detetive não media esforços para conseguir resolver seus casos.

Sherlock Holmes, todavia, era um homem que, enquanto tinha um problema para resolver, passava dias, até semanas, sem descansar, reajustando os fatos, estudando o caso sob todos os pontos de vista, até que se convencesse de que os dados que possuía eram suficientes.

-pág. 194

Um ponto que vale salientar é que nesse livro Watson já está casado com Mary Morstan,porém,isso não é algo que acaba privando o personagem de participar das investigações junto com Holmes.O que mundo é que agora Watson tentar levar uma vida junto com sua esposa,não mais dividindo um apartamento na Baker Street 221 B com Sherlock,mas suas aventuras com o detetive londrino nunca terminam.

Por fim, digo que o amei o livro,como todos os outros livro do Sherlock,sendo assim, Arthur Conan sem dúvida é o meu escritor preferido. Ele consegue te prender por mais de 400 páginas, e fazer com que você espere ansiosamente pelo termino de cada conto,onde Holmes desvenda todo o mistério e conta todos os detalhes para seu fiel companheiro Watson.

Os crimes mais chamativos são os mais simples, pois, quanto maior o crime, mais óbvia é a motivação. – Um Caso de Identidade.

tumblr_n7m9er4bsv1r2j5s9o1_500

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter Tumblr  Pinterest  Ask  Skoob

Anúncios

2 comentários em “[RESENHA] As Aventuras de Sherlock Holmes por Arthur Conan Doyle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s