[RESENHA] A Aventura de Um Cliente Ilustre + O Último Adeus de Sherlock Holmes do Arthur Conan Doyle

Hey pessoas!

Enfim, Sherlly voltou a aparecer aqui no Hey Ysa! 😀 Não é novidade pra ninguém que eu amo muito Sherlock Holmes e suas deduções mais do que impressionantes. Hoje eu vim trazer pra vocês a resenha de dois contos que foram publicados pela LPM na coleção 64 páginas. Quem nunca leu nada do Sherlock e quer conhecer um pouco desse detetive, eu recomendo comprar esse livrinho, por que ele tem (como diz a coleção) 64 páginas e é vendido por um valor fixo de R$5,00 . Compensa muito!

DSC04864

FICHA TÉCNICA

ISBN:  ISBN-13: 9788525425942 ISBN-10: 852542594X

Páginas: 64

Nota: ★★★★★

Sinopse: Estão aqui reunidas duas emblemáticas histórias de Sir Arthur Conan Doyle, protagonizadas por Sherlock Holmes e pelo seu colaborador de longa data e amigo, dr. Watson. “A aventura de um cliente ilustre” é um dos doze contos que integram The Case Book of Sherlock Holmes. Na trama, o adversário de Sherlock Holmes é um refinado e misterioso barão que por trás de um belo rosto esconde crimes terríveis. Já em “O último adeus de Sherlock­ Holmes”,­ publicado na revista Strand, em 1917, Sherlock­ Holmes é chamado para trabalhar como espião, enquanto a Grã-Bretanha se prepara para a Primeira Guerra Mundial. Este que é um dos textos da maturidade de Conan Doyle é também um epílogo – triunfal – da carreira do famoso detetive de Baker Street. (Skoob)

OS CONTOS

Rápida, mas envolvente, como todas as outras histórias do Sherlock. Porém, antes de falar da história propriamente dita, gostaria apenas de abrir um parenteses aqui para o prefácio desse livro. Ele foi escrito pelo Arthur e é sem dúvida um dos mais legais que já li. Nele, esse grande escritor fala sobre a eternidade que o personagem que ele criou pode ter, e chega citar que talvez, em “algum cantinho da Valhalla ( salão de Odin, nas mitologia nórdica), Sherlock e Watson encontrem um lugar provisório, enquanto algum detetive mais astuto e um parceiro ainda menos sagaz possam preencher a vaga deixada por eles.”

Mal sabia ele que mais de um século depois da publicação do primeiro romance contendo Sherlock, Um Estudo Em Vermelho, haveriam milhões de fãs, adaptações cinematográficas e um série pra TV do detetive londrino que ele criou.

Mas enfim, após esse momento em que por dentro eu lamento não ter conhecido Arthur Conan, vamos falar sobre sua obra. Em A Aventura de um Cliente Ilustre, a ‘missão’ de Sherlock parece ser aparentemente simples : impedir que Violet Merville, jovem donzela filha do General de Merville, se case com um assassino austríaco, o barão Gruner. Porém, a situação não é tão simples quanto parece. Violet está cega de amores por Gruner, e não vê o passado do rapaz. Ou pior, até vê, mas perdoa por pensar que ele é um bom rapaz e não irá lhe fazer mal.

Sherlock tem que enfrentar algo que, normalmente, ele não lida ou não conhece muito bem : o amor.

O maior de todos os poderes que se pode exercer sobre uma mulher: o pode do amor. (Pág.13)

O coração e a mente das mulheres são quebra-cabeças insolúveis para um homem. Um assassinato pode ser perdoado ou explicado. Do mesmo modo que uma pequena ofensa pode se tornar grave.(Pág.16)

Para solucionar o caso, Holmes irá contar com a ajuda de seu fiel companheiro, Watson, e de uma jovem moça que daria tudo para ver Gruner bem enterrado, Kitty Winter, ex-mulher de Gruner que não foi morta.

Esse conto que tem apenas 38 páginas foi publicado originalmente no livro O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes, lançado em 1927. É pequeno, porém contem todo o estilo único do Sherlock.

Sobre o segundo conto, O Último Adeus de Sherlock Holmes, eu não tenho muita coisa a dizer. É um epílogo escrito para Sherlock Holmes. Não é tão envolvente como os outros contos do Sherlock (pelo menos não por está edição), mas é uma leitura obrigatória para qualquer fã de Sherlock.

É importante saber que nesse conto o detetive londrino está meio que aposentado, porém, se envolve em uma trama de espionagem perto do começo da Primeira Guerra Mundial. É nesse conto também que encontramos a passagem que se tornou muito famosa após a declaração de Arwel Wyn Jones, diretor de arte da série Sherlock, onde ele fala : Looks like there’s an east wind coming! Essa frase pode fazer referencia ao final do conto O Último Adeus de Sherlock Holmes, onde Holmes fala para Watson: “Você é um ponto fixo numa época de mudanças! De qualquer forma vem vindo um vento leste, como nunca antes varreu a Inglaterra. Será frio e amargo[…].”

O que será que a BBC está guardando para os fãs de Sherlock para a 4 temporada?!

É isso galera!

Até a próxima! 😀

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest ✽ Skoob

Anúncios

Um comentário em “[RESENHA] A Aventura de Um Cliente Ilustre + O Último Adeus de Sherlock Holmes do Arthur Conan Doyle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s