[RESENHA] Paradoxo da Vanessa Aguiare

Hey pessoas!

Vim hoje pra resenhar mais livro de autor parceiro do blog. Ebbaaa!!!! A autora da vez é a Vanessa Aguiare, escritora de Paradoxo, um livro fantástico, que qualquer pessoa que é fã de Matrix deveria ler.

FICHA TÉCNICA

ISBN:  ISBN-13: 9788542804232 ISBN-10: 8542804236

Páginas: 351

Nota: ★★★★

Sinopse: Sofia Strause é uma jovem comum de dezoito anos. Exceto pelo fato de que seus pais estão mortos, o céu agora é vermelho, e a temperatura não passa de 5o C. Sammy não é humana. Criada pela Worldeavor Dymanic, é uma inteligência artificial que substituiu a velha internet. Mas, contrariando todas as expectativas, ela evoluiu. E, o que começou como o maior avanço da tecnologia, acabou no maior pesadelo da humanidade. São tempos difíceis para os homens agora, em 2078 – oito anos após perderem a Guerra de Occam, Controlado pelo Red Dawn – o exército robótico de Sammy-, eles só têm duas alternativas: ou se tornam pacificadores, aliados às máquinas, ou vivem escravizados, como sobreviventes. Sofia não é nenhum dos dois, e tudo indica que ela é a peça que falta nesse quebra- cabeças. Com revelações surpreendentes, traições e amizades inesperadas, Paradoxo nos convida a responder: O que nos tona humanos? Enquanto nos leva a um futuro incerto, onde o amor luta todos os dias para sobreviver.(Skoob)

O LIVRO

Hoje em dia tem se tornado cada vez mais comum no mundo literário a criação de universos distópicos. Por isso, se o autor não souber trabalhar bem a história que ele está criando, acaba virando mais uma distopia clichê : mundo pôs apocalíptico, um só poder, várias pessoas oprimidas, facções, uma menina que aparece do nada e salva todo mundo – FIM!

Por esse motivo, mesmo amando livros distópicos, eu acabei ficando meio desanimada quando se trata de ler algum livro nesse tipo de universo.Mas, como nem tudo está perdido, sempre há uma luz no fim do túnel, e essa luz, meus amigos, se chama Paradoxo!

Estamos em 2078.

O céu é vermelho. O mundo está sob o controle da Red Dawn, uma corporação liderada por Sammy, interface humana da smarnet, que foi criada em 2035, substituindo a internet que conhecemos hoje em dia. Ok… Muita informação, certo? Mas são esses detalhes que fazem de Paradoxo um livro incrível.

“Sammy […] A interface humana da smarnet era uma mulher de cabelos prateados, nariz fino e olhos inexpressivos.” – Pág. 16.

“O futuro começa agora.” Esse é o lema.

A humanidade vive em um mundo pós Guerra de Occam, uma batalha que aconteceu em 2070, após os humanos se darem conta que a criatura que eles haviam criado tomava cada vez mais poder, chegando ao ponto de controla-los. E naquele momento, já era tarde demais.

O futuro havia começado.

Várias vidas foram perdidas. Dentre elas, os pais de Sofia Strause, nossa personagem principal.

“Sofia Strause. Moradora da zona 11.Sexo feminino, dezoito anos. Pais falecidos na Guerra de Occam. Trabalhadora laranja 12270.” – Pág.47

A menina, agora com 18 anos, estava em um mundo divido entre pacificadores e os sobreviventes. A vida monótona e sem sentido algum toma um rumo diferente quando Sofy é escolhida para entrevistar um trabalhador preto (não tô falando da cor dele, mas do cargo que ele ocupava haha). Eles eram considerados perigosos e eram o tipo de pessoa que ninguém NINGUÉM nem mesmo olhava ou encarava. Algo surpreendente acontece, e leva Sofy a um mundo de decisões e descobertas. É por meio dessa base que Vanessa Aguiare cria uma trama, onde a personagem não descobre apenas fatos que podem mudar o futuro da humanidade, como também se descobre. Será que haveria uma esperança pra todos? E se ELA pudesse mudar alguma coisa?

A narrativa detalhada faz com que o leitor ENTRE no universo criado por Vanessa. Além disso, a autora consegue criar relações entre os personagens que faz você chorar, torcer, rir… enfim… se envolver com eles. Um deles é Rafael, que no começo da trama é o único amigo de Sofy, podemos dizer. É muito legal a forma como ela da a personagem um porto seguro no meio da loucura que ela vive. Por que , principalmente no começo da trama, a relação entre os dois envolve muito mais a preocupação de um com o outro, do que qualquer outro sentimento. É legal isso, por que Rafael é como alguém que ela pode se apoiar durante tudo que ela passa ( e vai passar).

Outro fato importante, é o fim que a narrativa leva. No começo da história você pode ver a trama como algo muito superficial : ela vai ser torna a salvadora da humanidade e fim. Mas, com o passar da narrativa, você é inserido em um contexto muito mais profundo : o que nos faz humanos?

Para inserir o leitor nesse contexto, a autora usa da analogia muito conhecida : o Gato de Schrödinger.

“Pode um gato estar vivo e morto ao mesmo tempo?” – Pág. 87.

Se você conhece a analogia, sabe que no final é tudo mecânica quântica, mas inserir essa ideia de um meio a meio, que você pode ser duas coisas ao mesmo tempo, da um sentido imenso ao que Sofy passa na trama. Tanto pelo uso dessa analogia, como pelo que o leitor descobre mais a frente no livro, eu lembrei muito do filme Matrix. E durante o livro, Sofy chega a citar isso.

Se eu tivesse tempo, e se o post não fosse ficar gigante, eu continuaria falando sobre todas as relações que consegui fazer com o livro e de como ele, no final das contas, é bem mais profundo do que eu imaginei. Porém, todavia, infelizmente, eu não tenho tempo :/

Pra finalizar, gostaria apenas de dizer que recomendo o livro fortemente. É fantástico, e mesmo contendo todos os elementos de uma distopia ‘clichê’ a autora consegue surpreender o leitor a cada frase e fazer você se apegar mais aos personagens a cada página.

“E sim. Eu era o gato.” – Pág. 343

Ah… e só mais uma observação. Se você começar a ler o livro e ficar um pouco perdido em tantos detalhes, no final do livro tem um glossário com todos os termos mais difíceis de compreender.

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest  ✽ Ask  ✽ Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s