[RESENHA] Aniquilação do Jeff Vandermeer

 :

Hey pessoas!

Aqui estou eu novamente, para alegria (ou tristeza) de vocês! hahaha 😀

 :

ISBN:  ISBN-13: 9788580575637 ISBN-10: 858057563X

Páginas: 208

Sinopse: Aniquilação, o primeiro livro da trilogia Comando Sul, apresenta um grupo de quatro mulheres enviadas para a Área X, um lugar incompreensível e isolado do restante do mundo há décadas, onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Elas fazem parte da décima segunda expedição ao local, cujos objetivos são explorar o terreno desconhecido, tomar nota de todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem. Uma missão mortal, visto que todas as expedições anteriores tiveram resultados assustadores, como suicídios em massa, tiroteios descontrolados e casos de mudança de personalidade súbita seguidos de morte por câncer. As mulheres partiram para a Área X esperando o inesperado… e foi exatamente isso que encontram.

 :

Então… me interessei por ler esse livro devido a uma indicação do Beto Estrada no MRG. O livro cria todo um mistério em torno da história que iremos ler, não revelando muito a respeito do que podemos encontrar dentro dele. E foi assim, sem saber absolutamente nada, que entrei na Área X, esperando encontrar uma aventura em um universo de ficção científica. Bem… encontrei muito mais que isso.

 :

Aniquilação é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, e nele encontramos quatro mulheres que farão parte de uma expedição para a Área X,  lugar este que esconde milhares de mistérios sobre a sua formação até o que podemos encontrar ao adentramos ele.

Logo que começamos a ler, nos é dito que essa não é a primeira expedição para a Área X. Outras expedições já foram feitas e o resultado final não foi, podemos dizer, bom. As pessoas que voltaram de lá, isso quer dizer, as que não morreram lá, reapareceram misteriosamente em seus lares 18 meses depois, e pouco tempo após o reaparecimento, elas morreram. Foi esse o motivo pelo qual a Bióloga compõe o grupo que irá nessa próxima expedição. Dentre as pessoas que morreram após voltar da Área X está o marido da Bióloga, que em nenhum momento tem seu nome mencionado.

Durante todo o livro, o que sabemos é que a equipe é composta por uma bióloga, que é a narradora do livro, uma psicóloga, uma topógrafa e uma antropóloga, porém, em nenhum momento, nos é dado o nome de nenhuma delas. A razão para isso acontecer? “Os nomes pertenciam ao lugar de onde viéramos, e não a quem nos tornamos quando transplantadas para a Área X.”

O livro já começa assim. Quando vemos, temos 60 páginas e milhões de mistérios envolvendo toda a trama : existe um som que envolve a Área X no fim do dia, elas descobrem um túnel (é um Torre!!!) que não está no mapa e que trás escritas misteriosas na parede, e como se não bastasse tudo isso, não demora muito pra que as personagens comecem a desaparecer (ou a morrer) e alimentar ainda mais a questão de todo o livro : o que é a Área X ?

 :

Uma das questões que mais me deixou curiosa durante o livro foi o fato delas encontrarem escritas na parede da Torre, e elas serem feitas de algum tipo de fungo ou algo assim. É muito legal ver isso pelo ponto de vista da Bióloga. Nessas partes, e principalmente quando ela descreve toda a natureza do lugar, temos um visão científica de tudo aquilo (porém, não é uma linguagem rebuscada nem nada disso).

 :

Enfim , o livro trás vários mistérios e elementos que me fariam amar ele, porém, o fato é que, não demora muito para que o leitor passe a perceber que toda a história está numa vibe muito mais de ficção fantástica do que ficção científica. Segundo as classificações dadas para ele, o livro é de ficção cientifica e terror, porém, eu senti um lado de fantasia nele. Posso estar enganada e pode ser que isso seja melhor explanado nos próximos livros, mas… sobre esse livro, foi isso que eu achei.

Além disso, o livro conta muita coisa e ao mesmo tempo não conta nada. Eu sei que é uma trilogia, mas NADA é explicado nesse primeiro livro. Ele te da milhões de mistérios e fica tudo ali no ar, o que pessoalmente não me agradou muito.

Meu veredito é : se você curte ficção cientifica, fantasia e muitos mistérios, pode ler que você vai amar. Jeff sabe construir um suspense que deixa o leitor agoniado para saber o que vai acontecer, e nos deixar arrepiados e intrigados com toda a situação.

Tenho consciência de que toda esta especulação é incompleta, inexata, imprecisa, inútil. Se não tenho respostas verdadeiras é porque ainda não sabemos que perguntas devemos fazer. Nossos instrumentos são inúteis; nossa metodologia, defeituosa; nossas motivações, egoístas.

Então… é isso galera! 😀 Um grande abraço e até a próxima!

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest  ✽ Ask  ✽ Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s