[RESENHA] O Cão dos Baskervilles do Arthur Conan Doyle

 :

Hey pessoas!

Olha quem voltou com toda a sua graciosidade pro Hey Ysa : SHERLOCK HOLMES! Quem me acompanha sabe o quanto eu amo esse personagem e como eu acho Arthur Conan um gênio. Por esse motivo, a resenha que eu trago hoje é de um dos romances mais conhecidos do Mr.Holmes, O Cão dos Baskervilles. Prepare-se para uma grande aventura, com muitos mistérios e um suspense maravilhoso.

 :

ISBN:  ISBN-13: 9788537809556 ISBN-10: 8537809551

Páginas: 264

Autor: Arthur Conan Doyle

Editora : Zahar

Sinopse: Uma história de horror ambientada nas fantásticas paisagens da Inglaterra. O caso mais assustador do imbatível Sherlock Holmes. Considerado um marco do romance policial, O CÃO DOS BASKERVILLE arrebata o leitor com um clima de ameaça constante, estranhas pistas e inúmeros suspeitos!

 :

Começo essa resenha afirmando que O Cão dos Baskervilles não pode ser comparado a nenhum outro romance do Sherlock Holmes. Ele é sem dúvida único. O motivo dessa afirmação é que pela primeira vez temos o detetive londrino encarando algo que parece atravessar a linha do que pode ser considerado natural. Assim que o livro começa, a impressão que temos é que pela primeira vez Sherlock Holmes não conseguirá explicar o acontecimento por meio da lógica e da ciência, por assim dizer, mas que aquilo que assombra o herdeiro do Sir Charles Baskerville é algo sobrenatural. E bem… como vocês devem imaginar, um homem que guia sua vida da forma mais racional possível não compartilha da ideia de poder existir um ser sobrenatural.

Um demônio com poderes meramente locais, como um conselho paroquial, seria algo inteiramente inconcebível.

Em O Cão dos Baskervilles nós conhecemos Sir Henry Baskerville, jovem que pertence a uma linhagem que está com seus dias contados. O último herdeiro Baskerville tem sua vida colocada em risco quando seu tio, Sir Charles Baskerville, morre e deixa como herança o Solar dos Baskervilles. A futura moradia de Henry leva um passado obscuro. Segundo a lenda que é passada geração após geração, o Solar é assombrado por um cão que mata todos aqueles que se atrevem a habitar o lugar. A última vitima atingida pelo cão foi Sir Charles, que teve um ataque do coração ao avistar o monstro.

 :

Temendo a morte de mais um Baskerville, um grande amigo do falecido Sir Charles, Dr. Mortimer, leva o caso até Holmes, a procura de uma solução. Sherlock, Watson e Mortimer vêm a situação agravar quando Sir Henry encontra um bilhete em seu quarto de hotel em Londres, contendo um aviso sobre o Solar Baskerville. Chegando a conclusão que Henry foi seguido e que sua vida possa estar correndo mais perigo do que eles imaginavam , a corrida para solucionar o caso Baskerville começa com Holmes trabalhando em Londres e Watson, Mortimer e Henry partindo para o Solar Baskerville em uma semana.

O livro tem um clima de suspense muito gostoso, e a todo momento você tem pistas e provas que parecem não levar a lugar nenhum, mas lá no final tudo se encaixa. É muito interessante também vê o famoso detetive tentando solucionar algo, que aparentemente, não é natural. Pela primeira vez Holmes é realmente questionado e é muito interessante como ele lida com isso.

Os agentes do Diabo podem ser de carne e osso, não podem? Duas perguntas nos esperam, de início. A primeira é: terá sido cometido um crime? A segunda: que crime, e como foi cometido? Claro que, se a suspeita do dr. Mortimer for certa e estivermos lutando com forças fora das leis comuns da natureza, termina aqui a nossa investigação. Mas temos de esgotar todas as outras hipóteses, antes de nos conformarmos com essa. Creio que será melhor fechar de novo aquela janela, se não faz questão. E estranho, mas acho que um ambiente fechado propicia a concentração mental. Não cheguei ao extremo de me encerrar numa caixa para refletir, mas é este o resultado lógico das minhas convicções.

O Cão dos Baskervilles ganhou tanto prestígio entre os fãs que foi adaptado para o cinema em 1939, e algum tempo depois (MUITO tempo de depois) se tornou um episodio na famosa série produzida pela BBC, Sherlock.

O livro é muito bem construído, e te deixa apreensivo com o que pode acontecer na próxima página. Por esses motivos , o meu veredito é : leiam, assistam, leiam de novo, sofram com o hiatus da série, leiam novamente […] Já pedi para vocês lerem?

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest ✽ Skoob

Anúncios

Um comentário em “[RESENHA] O Cão dos Baskervilles do Arthur Conan Doyle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s