[RESENHA] O Conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas

OBS1: Como na época, eu li esse livro da biblioteca da escola, eu não tenho ele na minha estante 😦 A foto que ilustra o post (banner) é do blog Literature-se, da Mell Ferraz. Créditos da foto para ela 🙂 

OBS2: Pretendo comprar a edição da Zahar, que está linda.

Hey pessoas!

Faz algum tempo, eu falei em um post sobre o que foi o marco pra eu começar a gostar de ler. Comentei com vocês que o primeiro livro que eu li, que fez com que eu me apaixona-se pela leitura, foi O Conde de Monte Cristo do Alexandre Dumas. Eu podia ser um pouco mais normal e ter lido o Pequeno Príncipe na infância,mas a Ysa é a diferentona hahaha’

Esses dias, olhando a lista de resenhas publicadas no blog, percebi que ainda não havia escrito resenha desse livro, que foi tão importante para a minha vida literária. Então, hoje viajaremos pelo universo de Edmond Dantés (que foi meu crush por toda uma adolescência) criado pelo (fantástico) autor, Alexandre Dumas.

 :

ISBN:  ISBN-13: 9788537808276 ISBN-10: 853780827X

Páginas: 1663

Autor: Alexandre Dumas

Editora : Zahar

Sinopse: Traições, denúncias anônimas, tesouros fabulosos, envenenamentos, vinganças e muito suspense. A trama de O Conde de Monte Cristo traz uma emoção diferente a cada página e talvez isso explique porque a obra do escritor francês Alexandre Dumas se transformou em um clássico da literatura mundial, mexendo com a imaginação dos leitores há mais de 150 anos.No romance, o marinheiro Edmond Dantés é preso injustamente, vítima de um complô. Anos depois, consegue escapar da prisão, enriquece e planeja uma vingança mirabolante. A galeria de personagens criada por Dumas faz um retrato fiel da França do século XIX, um mundo em transformação, em que passou a ser possível a mudança de posições sociais. As aventuras de Dantés ainda ganharam diversas versões cinematográficas que colaboraram para o sucesso da trama.

 :

Toda vez que falo sobre esse livro, me surpreendo ao lembrar que já se passaram mais de 170 anos, desde o lançamento da primeira parte do livro. Tal surpresa se deve ao fato de Alexandre Dumas ter conseguido escrever um romance que não é esquecido pelo passar dos anos : continua sendo um clássico, que apaixona pessoas de diferentes idades e gerações.

Em O Conde de Monte Cristo conhecemos Edmond Dantés, jovem marinheiro de um coração puro, homem carismático e de uma personalidade amável. Noivo da catalã Mercedes, Edmond vê o sonho de se casar com a mulher de sua vida se tornar cada vez mais real. Quando a morte do capitão leva Edmond à assumir tal cargo, o casamento com Mercedes se torna algo concreto, e os jovens apaixonados aguardam ansiosamente pelo dia. Quando o grande dia chega, descobrimos, ao lado de Dantés, que sua felicidade não dependia apenas dele e de sua amada Mercedes. No dia de seu casamento, Edmond descobre estar envolvido em uma grande traição. O jovem marinheiro é preso sob a falsa acusação de ter recebido uma carta Napoleão, em seu exílio.

Vitima de um complô formado por três pessoas, Dantés é levado para o Castelo de If, prisão na baía de Marselha, no Sul da França. É dentro do Castelo de If, que Edmond encontra aquele que se torna a figura mais sábia de todo o livro, o Abade Faria. A partir desse momento que vemos o personagem começar o amadurecimento da sua personalidade, passando do jovem inocente para o homem observador com sede de vingança. Durante 14 anos vemos Edmond passar a ser um homem frio, calculista, completamente racional, posso dizer. Por meio dos planos de vingança de Edmond, Dumas nos presenteia com uma trama envolvente e muito instigante.

Cada atitude de Dantés é muito bem calculada, mostrando que a vontade dele não é simplesmente tirar a vida daqueles que tiraram a sua liberdade e felicidade, mas fazer eles sentirem todo o sofrimento pelo qual ele passou. A forma como a trama se desenvolve nos possibilita ver a genialidade do personagem se tornar cada vez mais evidente, por meio das ações tomadas por ele.

O Conde de Monte Cristo está , sem dúvida alguma, ocupando o primeiro lugar na minha lista de livros favoritos. É simplesmente fantástico!

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest ✽ Skoob

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s