[RESENHA] Tudo e Todas As Coisas da Nicola Yoon

 :

Este livro está sendo resenhado em parceria com a Editora Novo Conceito.

 :

ISBN:  ISBN-13: 9788581637884 ISBN-10: 8581637884

Páginas: 304

Autora: Nicola Yoon

Editora : Novo Conceito

Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

 :

Sabe quando um livro te toca de uma forma especial? Por algum motivo não confirmado ainda, esse é o livro pra mim. Acabei de terminar a leitura dele, e não sei o que dizer, apenas sentir.

Em Tudo E Todas As Coisas nós conhecemos Madeline, um garota que é simplesmente alérgica ao mundo. Ela sofre de Imunodeficiência Combinada Grave, conhecida também como IDCG. Em outras palavras, qualquer coisa no mundo ao seu redor pode desencadear um reação que pode leva-la a morte. Ela é alérgica a tudo.  Fazem 17 anos que ela está trancafiada em casa, como uma pessoa que está sentenciada a viver toda a sua vida dentro de uma bolha de proteção.No meio dessa vida, apenas duas pessoas mantem contato regular com Maddy : sua mãe e Carla, sua enfermeira.

A vida de Maddy pode ser definida por uma frase : o galo ama o lago. Se você ler de trás pra frente, ou na ordem correta : não importa, será a mesma coisa, sempre. O ontem é igual a hoje e o amanhã será igual a hoje. A questão é : E se aparece-se um X gigante no meio da frase? Se mudássemos a ordem, a frase perderia o sentido. Mudaria.

Olly é o X gigante no meio da frase.

Em meio aos seus dias monótonos, Maddy observa que tem um novo vizinho. O garoto que se veste de preto, e está sempre de preto. O garoto que tem os olhos azuis da cor do oceano Atlântico. Mesmo separados pelas paredes que protegem Maddy do “Lá Fora”, a garota que tem alergia ao mundo e o menino de preto conseguem se conhecer pela internet e começam uma amizade. Essa amizade irá levar Maddy a começar a ver o que está perdendo no mundo Lá Fora. Ela começa a desejar algo que nunca teve, pela primeira vez em sua vida.

A trama irá se desenrolar com Maddy começando a aprender sobre o mundo ao seu redor, desejando cada vez mais conhecer o Lá Fora. Olly se torna a chave que abre uma porta para o desconhecido, e ver como essa relação irá crescer, levando em conta que muita coisa separa o dois, é emocionante.

 :

 :

O livro é muito envolvente, e conta com peculiaridades que tornam ele especial de uma forma bem diferente. Cheio de desenhos fofos, Tudo E Todas As Coisas mostra algumas definições de Maddy para as coisas novas que está descobrindo. Por meio de algumas observações da personagens, começamos a entender a mensagem do livro. As vezes temos tudo ao nosso redor e não damos a valor a nada. Essa mensagem se torna ainda mais evidente com a descrição de uma outra personagem do livro, a filha de Carla.

 :

Nicola consegue mostrar isso de uma forma muito sutil e emocionante, em uma história cheia de amor. Para aqueles que não gostam de romances melosos, não se preocupem. Esse livro não é nem um pouco meloso, nem mesmo pode ser colocado na categoria de romance clichê do século 21. O livro é simplesmente fantástico.

Gostaria, antes de dar meu veredito, de ressaltar alguns pontos. Durante o livro contamos com menções da vários livros e filmes famosos na cultura mundial, como O Pequeno Príncipe e A Náusea. Além disso, existem menções a personagens como Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito. Sem dúvida, esse foi uma dos motivos pelos que quais eu me identifiquei tanto com Maddy. Ela ama livros e se vê envolvida com os personagens deles.

Olly: o que tem de tão incrível no darcy?

Madeline: Você não está falando sério.

Olly: ele é um esnobe.

Madeline: Mas ele supera isso e no final se dá conta de que o caráter importa mais que a classe social! Ele é um homem disposto a aprender as lições da vida! E ele também é lindo, nobre, sinistro, taciturno e poético. E eu mencionei que ele é lindo? E também ama a Elizabeth acima de tudo.

(pág. 56)

Veredito : LEIAM! E se emocionem. 

Então é isso galera! Grande abraço, até a próxima e não esqueça: esteiras de bagagem são uma metáfora perfeita pra vida! 

Acompanhe o Blog nas redes sociais:

Facebook  Twitter ✽ Tumblr  ✽ Pinterest ✽ Skoob

4 comentários em “[RESENHA] Tudo e Todas As Coisas da Nicola Yoon

Deixe um comentário

